Garagem
3 meses atrás

Traçar rota e calcular a distância entre cidades antes de colocar as rodas na estrada

Traçar rota e calcular a distância entre cidades antes de colocar as rodas na estrada

Viajar sempre foi um dos maiores prazeres do ser humano. Contudo, isso que deve ser um momento de descanso e de alegria pode se transformar num pesadelo por um simples detalhe: falta de planejamento. E esse planejamento deve incluir dois itens importantes, o tempo e o dinheiro. Saber quanto tempo vai precisar para chegar e quanto vai gastar para isso são requisitos necessários para uma viagem bem sucedida.

Traçar a rota ajuda calcular tempo de viagem

A primeira coisa que você precisa decidir antes de viajar é para onde vai. Ninguém sai de casa sem ter um destino definido. Mas na maior parte das vezes não sabemos a que distância estamos do local para onde pretendemos ir, e fazemos uma estimativa bem diferente da realidade.

Isso pode impactar sua viagem de duas maneiras distintas: o tempo para chegar, e o dinheiro necessário para isso. Se você não sabe quanto tempo leva para atingir seu ponto final também não vai conseguir saber qual o melhor horário para sair do ponto de partida, e com isso pode ir num horário de muito congestionamento, o que causará o primeiro stress.

O fato de não calcular o tempo também pode influenciar no preço da viagem. Se você fica muito tempo parado no trânsito vai gastar mais combustível e provavelmente vai precisar fazer mais paradas que se fosse num horário de tráfego melhor. Então, perca cinco minutos traçando a rota e planejando sua viagem. Isso evitará muita confusão.

Para traçar a rota existem vários meios. Um dos mais fáceis é através do Google Maps, onde você pode inserir o endereço de origem e pedir que ele trace uma rota até o endereço de destino. Você terá as informações de distância e tempo aproximados do seu percurso, e inclusive poderá escolher horários diferentes para testar qual o melhor momento para por as rodas na estrada.

A nova versão do Maps permite medir, em linha reta, a distância entre vários pontos. Isso serve apenas como curiosidade para saber a distância real, embora na prática o percurso seja bem maior que a distância em linha reta.

Outro aplicativo muito bom é o Wase. Com ele você pode traçar rotas e ele te conduzirá até o local de destino. Além disso, ele informará a distância a ser percorrida e o horário estimado para a chegada. Esse cálculo é atualizado em caso de se desviar da rota ou fazer paradas. Mas você precisará de acesso à internet para isso.

Saber quantos pedágios tem pelo caminho é importante

Outro ponto importante é saber quantos pedágios e qual o valor de cada um (e multiplicar por dois, já que tem a ida e a volta). Além de prever esse gasto e incluí-lo no orçamento da viagem, você levará dinheiro em espécie para poder pagar. Não é nada agradável chegar no pedágio depois de horas dirigindo e perceber que não tem dinheiro trocado para pagar.

Quando se trata de uma viagem longa (acima de 3 horas) é interessante pesquisar um pouco sobre locais para fazer paradas. isso pode ajudar a economizar tempo e dinheiro também.

Muitos lugares ao longo do caminho tem um custo muito elevado e um serviço que pode demorar muito (por exemplo restaurante a la carte). E pode ser que a menos de 1Km tenha outro estabelecimento mais rápido e barato. Enfim, cada um terá um gosto, mas o certo é que sem planejamento haverá frustrações.

Uma dica útil para economizar tempo e dinheiro: levar água e algo para comer no carro. Mas o alimento não pode ser algo que provoque muita sede, senão as paradas vão precisar aumentar.

Saber a distância ajuda calcular quanto vai gastar de combustível

Outro ponto fundamental é saber quanto você vai gastar com combustível durante a viagem. A menos que você esteja esbanjando dinheiro esse cálculo será indispensável, podendo inclusive fazer você mudar o destino da sua viagem.

Esse cálculo só será possível se você souber identificar a distância e o tempo que voc6e precisará para chegar ao ponto de destino. Claro que outros fatores influenciarão: quantidade de passageiros, tipo de via de acesso ao local, consumo do carro (varia de um para o outro). Mas o certo é que todo cálculo se baseará na distância e no tempo de viagem.

Verificar se o carro está em carro está em condições de pegar a estrada

Outro requisito obrigatório, aí já não mais apenas pela economia ou tempo, mas como item de segurança, é preciso verificar se o veículo está em condições para fazer uma viagem longa.

Conferir a água e o óleo, calibra os pneus, são requisitos básicos mesmo para viagens de curta distância. Para outras mais longas também é conveniente levar o carro ao mecânico para um check-up, ver se é necessário fazer balanceamento e alinhamento, conferir as lâmpadas dos faróis e das lanternas, verificar as condições do estepe (se está com pneu cheio).

Com tudo isso feito você poderá estar tranquilo e fazer uma boa viagem!

Conheça mais o Bate Cabeça

O BateCabeça é um blog voltado para gente que como nós ama a internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?