Google Maps é um GPS para usar dentro e fora do carro

Recentemente o Google Maps foi reformado e atualizado, e agora disponibiliza muito mais recursos do que antes. O aplicativo é fácil de se utilizar, basta saber quais são as suas funções, o restante será quase intuitivo. O aplicativo tem a mesma função do Waze, mas agora conta com recursos novos que podem fazê-lo vencer a concorrência.

Novidades
6 meses atrás
Google Maps é um GPS para usar dentro e fora do carro

Baixar Google Maps

O Google Maps agora adotou um novo sistema de cores para deixar as informações visualmente mais claras e intuitivas. Por exemplo, as linhas que indicam o trânsito mudam de cor de acordo com a intensidade de carros na via.

Além disso, agora o aplicativo possui ícones dedicados a hospitais, restaurantes, locais turísticos e outras indicações, tanto para quem se destina a esse determinado local quanto aqueles que apenas estão passando por ali.

Integração com outros serviços Google

Outra novidade é a integração que o Maps passa a ter com outros serviços prestados pela Google, como por exemplo a agenda. Quando o aplicativo Maps estiver aberto e conectado, ele mostrará para você os compromissos inseridos na agenda.

Serviços de listas

Outra ferramenta que vai facilitar muito a vida e a possibilidade de criar listas. Dessa forma, o usuário poderá criar uma relação maior com determinados estabelecimentos de sua preferência e não perderá tempo na hora de procurar por esse locais, nem mesmo precisará digitar o endereço completo cada vez que quiser ir até o local. bastará entrar na lista personalizada e escolher o destino.

Compartilhar localização em tempo real

Agora o aplicativo Google Maps tem um recurso de grande utilidade, o compartilhamento em tempo real da localização. Como esse recurso é possível acompanhar o deslocamento de um outro dispositivo. Para isso basta ter uma conta no Gamil e enviar a localização para um desses endereços.

Com o aplicativo aberto, clique sobre o menu de três linhas no canto superior esquerdo e selecione a opção “Compartilhar localização”. Em seguida, clique em “Adicionar pessoas”, escolha para quem você quer compartilhar e por quanto tempo essa opção ficará disponível. Depois clique em “Compartilhar”.

Caso a pessoa com quem você quer compartilhar a localização não tenha conta no Gmail, é possível gerar um link que ela poderá acessar pelo tempo disponível escolhido por você. Para isso, antes de clicar em “Compartilhar” escolha a opção “Copiar para a área de transferência” ou no caso dos iOS apenas “Copiar”. Depois escolha por onde enviar o link para a pessoa que desejar (WhatsApp, e-mail, SMS, etc.).

Reserva de restaurante

Outra novidade que o Maps está trazendo é a possibilidade de fazer reservas em restaurantes. Para isso basta encontrar o restaurante que você deseja no Maps e em seguida clicar em “Encontrar mesa”. Será aberta uma nova janela e você deverá fornecer algumas informações como: número de pessoas, data e hora da reserva, forma de pagamento, nome e telefone.

Essa nova ferramenta funciona em parceria com o Restorando e já está disponível em cerca de 700 restaurantes.

Onde você estacionou

Um novo recurso também foi criado para ajudar os desatentos, marcar o local onde deixou o carro estacionado. Para os que utilizam Android é preciso selecionar a opção “Salvar local de estacionamento” e incluir a localização, isso criará uma identificação no Maps. Você pode ainda, tocando nesse ícone da nova localização, adicionar informações relevantes para você, por exemplo se o estacionamento tem mais de um nível de subsolos ou o horário de funcionamento caso corra risco de fechar antes que seu compromisso termine. Você ainda pode salvar uma foto do local e enviar para a localização com a foto para os amigos.

Para os que utilizam iOS a ferramenta funciona da mesma forma, mas para adicionar o local de estacionamento deve-se primeiro clicar sobre o ponto azul (que indica a localização atual) e depois escolher a opção “Salvar local de estacionamento”. As outras opções são semelhantes às do Android. Caso você utilize o aparelho conectado à central multimídia do veículo, assim que você desconectar e sair do carro o aplicativo adicionará automaticamente a localização como local de estacionamento.

Como utilizar o Google Maps offline

Um dos melhores recursos do Google Maps é que ele pode ser utilizado mesmo com o aparelho offline. Para isso, o usuário deverá baixar o mapa do local desejado quando ainda estiver conectado à internet.

O primeiro passo é abrir o aplicativo e digitar no campo de busca o seu local de destino. Em seguida, toque sobre a barra azul que vai aparecer abaixo da foto do local e escolha a opção “Fazer download”. Depois enquadre a área desejada e clique em “Salvar”. Assim que o download estiver concluído você poderá visualizar as áreas salvas no meu, opção “Áreas offline”. Dessa forma você economiza os dados de sua franquia 3G/4G.

Google Maps no transporte público

Uma das situações mais incômodas é quando você precisa ir de transporte público para algum lugar que não conhece e fica à mercê de pedir informações aos transeuntes. Bem, agora você não precisa mais fazer isso. Com o Maps você poderá utilizar os benefícios do aplicativo no transporte público e até mesmo para encontrar a melhor rota para acessá-lo.

Quando estiver a pé e não souber onde é o ponto de ônibus mais próximo, ou estação do metrô, abra o aplicativo e busque pelo ícone que indica esse tipo de transporte, ícone este que é bastante diferenciado e de fácil visualização (ele é azul e tem um pequeno desenho de ônibus). Clique sobre o ícone e veja inclusive as linhas que circulam por ali e qual dos pontos está mais próximo de onde você se encontra.

Identificado o ponto mais próximo é só clicar em “Rotas” e seguir conforme a indicação do aplicativo. Ele também poderá indicar para você qual o ponto onde deve descer, basta colocar a rota de ônibus, trem ou metrô. Além disso ele também mostra a distância entre cidades.

Várias paradas, uma só rota

É possível também fazer mais de uma parada dentro de uma rota previamente traçada. Para isso, digite o endereço da primeira parada e em seguida, nos três pontos que se encontram no canto superior direito, escolha a opção “Adicionar parada”. É possível adicionar até 9 endereços diferentes.

Histórico de navegação e linha do tempo

Com o histórico de navegação você poderá ver em quais locais esteve e em que data isso se deu. Isso pode ajudar na hora de procurar um local do qual não lembra o endereço, mas sabe que já foi utilizada uma rota no Maps para chegar até lá.

Outro recurso interessante é a linha do tempo. Com ela você pode editar seu itinerário e verificar qual trajeto fez em determinado ia, incluindo as fotos que tirou no local. É possível também limpar o histórico, caso deseje.

Visitar outros planetas

O aplicativo recebeu um aperfeiçoamento, agora é possível visitar virtualmente outros planetas dentro do sistema solar, bem como se beneficiar dos satélites de Saturno e de Júpiter. Além disso, novas fotos foram adicionadas e a sua qualidade melhorou significativamente.

       

BateCabeça

Você também adora as novidades da tecnologia? O Bate Cabeça é um blog ideal para você acompanhar, nós amamos a tecnologia e seus usos mais fantásticos.

Vamos Bater um Papo?