Dicas para comprar pela internet de forma segura

Dicas para comprar pela internet de forma segura

Ao se interessar na compra de itens pela Internet o consumidor deve verificar no site tem um endereço físico e telefones para contato. Se não tiver já há indícios de suspeita.

A empresa que está vendendo deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e essa consulta é pública e pode ser realizada pelo site da Receita Federal. Se não localizar o número do CNPJ e se o site tiver um contato do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) entrar em contato e obter essa informação.

Quanto a compras com o cartão de crédito verificar se o site possui algum tipo de blindagem em suas informações. O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Isso significa que é um ambiente seguro e os dados do cartão não serão abertos, o que facilitaria o roubo pelos chamados “hackers”. O endereço da loja virtual deve começar com https://. Se nenhum destes requisitos de segurança online forem preenchidos é melhor esquecer a compra e procurar um site onde eles sejam fornecidos ou uma loja física. Fica também a recomendação que o consumidor não use o comércio eletrônico ou internet banking em computadores de terceiros ou de acesso público, como em bibliotecas ou lan houses.

O consumidor deve sempre conferir a segurança e finalizar a compra, a loja onde deve enviar por e-mail um comprovante da compra, onde geralmente consta o número do pedido, descrição dos itens comprados, valores e prazos de entrega. Deverá imprimir o comprovante e guardá-lo até o recebimento do produto. Em caso de atrasos ou de o produto não ser entregue, o consumidor terá este documento para reclamar da empresa junto a um Procon”.

O consumidor também pode checar, no Procon, se existem reclamações contra o site que ele pretende comprar e também verificar na Junta Comercial do Estado se há denúncias relativas à empresa. Hoje há diversos sites de reclamação onde o consumidor possa realizar uma pesquisa do site e ou empresa que pretenda estabelecer uma relação comercial.

Na modalidade do comércio virtual – e isso também serve para compras por telefone ou catálogo – o consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis caso não fique satisfeito com a mercadoria. Isso é chamado de “Direito ao Arrependimento”. A desistência deve ser comunicada por escrito (via carta ou e-mail) com solicitação de comprovante de recebimento. Neste caso, o consumidor tem direito ao reembolso total dos valores pagos, inclusive do frete.

Outra dica importante é que o consumidor nunca faça depósitos bancários em nome de pessoas físicas. Isso pode ser um indício de que a empresa não trabalha corretamente.

Em São Paulo há uma delegacia especializada em fraudes eletrônicas (Internet eletrônicos e outros meios que utilizem dispositivos eletrônicos) que é a 4ª Delegacia de Investigações Gerais – Fraudes Patrimoniais por Meios Eletrônicos – DEIC. O telefone para contato é o 11 2221-7030.

No mais segue aquela máxima de que todo e qualquer cuidado é sempre pouco.

Texto por Jorge CODINA López, Gestor em Tecnologia da Informação e Comunicação com ênfase em políticas de Segurança Pública e Privada.

Deixe seu comentário:

+ Internet

Como baixar antivírus grátis no PC e ficar bem protegido
Como baixar antivírus grátis no PC e ficar bem protegido
Pesquisa revela os sites preferidos das mulheres, será que você acerta quais são?
Pesquisa revela os sites preferidos das mulheres, será que você acerta quais são?
Sites que eu uso para baixar livros em PDF grátis
Sites que eu uso para baixar livros em PDF grátis
Tags:, , , , , , , , , , , ,