Calcular quantidade de pedágio entre cidades é importante para não passar apuros na estrada

Quando marcamos uma viagem passamos várias horas elaborando o programa de tudo que vamos fazer, o que precisamos levar e calculando todos os gastos que teremos. Porém, para algumas pessoas um dos itens de custo parece mais difícil de prever: o pedágio. Fique tranquilo, é fácil saber quanto você vai gastar com ele em seu trajeto.

Automóveis
6 meses atrás
Calcular quantidade de pedágio entre cidades é importante para não passar apuros na estrada

Como o pedágio é calculado

É importante saber qual a fórmula utilizada pelas concessionárias para se calcular o valor do pedágio. Esse valor é calculado de forma quilométrica, ou seja, um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça. Nesta fórmula existem três variantes, ou categorias de pistas: as rodoviárias, que são paralelas de pista dupla e canteiro ou barreira central; as estradas de pista dupla, que têm canteiro central e barreira física ou visual; as estradas de pista simples, ou seja, com uma faixa por sentido.

Além disso, a quantidade de eixos e o tipo de automóvel também fazem diferença. Por exemplo, um automóvel considerado de passeio possui dois eixos e paga o equivalente a uma tarifa, já um caminhão pequeno (leve) que também tem dois eixos paga o equivalente a duas tarifas. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) traz uma tabela detalhada sobre a relação entre eixos, tipos de veículo e a tarifa correspondente.

Como saber quantos pedágios e qual valor de cada um em seu trajeto

Existem diversas formas de você calcular a quantidade de pedágios e o custo de cada um (ou total) no percurso que você vai realizar. Uma delas é através do site da SEM PARAR, no qual você coloca o ponto de partida e o de chegada e ele calcula pra você. Além de calcular o pedágio ele ainda faz uma estimativa da quantidade de combustível necessária de acordo com a distância percorrida e o consume médio do veículo (que você precisará informar) e ainda diz aproximadamente em quanto tempo você realizará a viagem.

Além desse sistema existem vários aplicativos para smartphones que fazem basicamente o mesmo cálculo que explicamos acima. Um deles é o “Pedágios Brasil” (apenas Android) agora com uma nova versão mais intuitiva e clara. Colocando as informações de maneira correta ele trará pra você exatamente o que irá gastar em sua viagem.

Como evitar pedágio usando o Waze

Muitas pessoas preferem fazer um desvio do que pagar pedágio. Às vezes compensa, outras vezes não… Mas com o Waze você pode escolher a opção de evitar pedágios e ele fará o cálculo do percurso desviando dos pedágios. Para isso, vá até a opção “Configurações” simbolizada por uma engrenagem, escolha a aba “Navegação” e ative a opção “Evitar pedágios”.

Com essa opção ativada o Waze sempre dará preferência para percursos que contornam os pedágios, a menos que não haja outra solução senão passar por eles.

       

BateCabeça

Você também adora as novidades da tecnologia? O Bate Cabeça é um blog ideal para você acompanhar, nós amamos a tecnologia e seus usos mais fantásticos.

Vamos Bater um Papo?