Brinquedo Arqueiro X tem recall

Brinquedo Arqueiro X tem recall

Alguns usuários entraram em contato com o BateCabeça perguntando o porque o “brinquedo Arqueiro X” está em falta nas lojas online, o site foi atrás da informação.

Segundo o Inmetro, recentemente, foi incluído no Banco de Dados de Acidentes de Consumo do Inmetro um registro de acidente envolvendo o brinquedo Arqueiro X. A Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) realizou uma investigação, por meio de ensaios no produto, para verificar se o brinquedo poderia causar danos à visão dos consumidores. Foi constatado que o Arqueiro X possui uma ponteira a laser com potência cerca de cinco vezes acima do limite inofensivo ao organismo humano e permitido, por exemplo, na Europa:1 mW. Rapidamente o Inmetro se reuniu com o importador DTC Trading Company Eireli, responsável legal pelo produto no Brasil, que reconheceu a necessidade de retirar o brinquedo do mercado e se comprometeu a fazê-lo de forma voluntária. O Inmetro também publicou uma portaria complementar, incluindo o limite de potência de 1.000 miliwatts para laser contidos em brinquedos.

Segundo informações da EBC, o brinquedo Arqueiro X, um jogo de arco e flecha, pode causar cegueira quando apontado para os olhos. O problema começou quando o fabricante DTC aumentou a potência do produto.

Segundo o Reclame Aqui, quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi verificado o aumento da potência do laser presente no brinquedo, o que pode acarretar lesão quando apontado aos olhos. Ademais, a própria empresa enfatizou que a “lesão nos olhos provocada por laser é, em princípio, irreversível ou necessita de tratamento urgente”.

O consumidor que tiver comprado o produto deve entrar em contato com a empresa para solicitar reembolso ou substituição.

Deixe seu Comentário